Quanto tempo a cachaça pode ficar aberta?
Por mais que seja dificílimo estipular um prazo exato para que a cachaça permaneça aberta sem perder suas principais características e propriedades atreladas a qualidade e sabor, é possível confirmar que, assim como outras bebidas, tais como vodca e vinho, a cachaça possui data de validade indeterminada.
Em linhas gerais, é como se você, apaixonado pela bebida, não tivesse de se preocupar com o tempo em que sua cachaça permaneceu ali, no bar de sua casa, e consumi-la normalmente dentro de praticamente qualquer período. Mesmo depois de aberta, a garrafa pode ser vedada de diferentes formas, fazendo prevalecer a preservação da bebida por alguns anos sem que ela perca suas principais características.
Nada demais
Com o passar dos anos, é claro que, considerando qualidade e armazenamento, a cachaça pode perder um pouco de sabor. No entanto, isso é irrisório perto da degustação inesquecível que somente uma boa bebida alcoólica com altíssimo padrão de qualidade é capaz de proporcionar.
Neste caso, embora predomine um sabor mais suave, mas não menos acentuado, basta manter a cachaça por um pouco mais de tempo na boca para que sabor e intensidade caminhem lado a lado no momento da degustação.
Armazenamento
Outro ponto importante a respeito dos processos de abertura e fechamento das garrafas de cachaça reside em seu processo de armazenamento. Nesta ocasião, especialistas no assunto confirmam que, desde que longe de raios solares, umidade e calor, assim como bem selada em uma garrafa de vidro, a garrafa de cachaça pode perdurar por mais de vinte anos.
O contato com o oxigênio é indesejado. Da mesma forma, especialistas confirmam que outra opção bastante comum e trivial consiste no arquivar a bebida em barris de madeira próprios para envelhecimento. Entretanto, quando isso ocorre, a cachaça tende a passar por um processo de transformação, tanto de cor quanto de aroma, fazendo com que a bebida seja alterada em diferentes níveis.
Em outras palavras, é como se a validade permanecesse preservada, mas a originalidade da bebida não. Mesmo assim, pode se dizer que o armazenamento da cachaça nem se compara com outros processos de resguardo, como acontece com os vinhos, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante, é preciso salientar que garrafas com tampinhas de metal, como as de cerveja, devem ser fechadas com rolha de plástico ou cortiça após abertas. Isso tende a fazer com que o armazenamento não seja prejudicado e o sabor seja mantido, para não dizer potencializado pelo lado positivo, nos mais diferentes momentos.
Nada de plástico ou acrílico
Plástico, acrílico e materiais similares não são indicados para o armazenamento de cachaças. Sempre que se visar preservar as propriedades da bebida, é no vidro que se deve apostar. Por ser neutro e não alterar o sabor da cachaça propriamente dita, o vidro auxilia na manutenção das melhores qualidades do produto.
Conforme afirmado anteriormente, barris de madeira também podem ser investidos com esta finalidade. A mesma regra vale às garrafas de inox. Para saber mais, conte com a BullHof!