A nomenclatura “sommelier de cachaça” passará a ser reconhecida como profissão em todo o Brasil a partir de 2022.
Essa é uma notícia importantíssima para todos que trabalham com a bebida brasileira no dia a dia, desde o processo de fabricação até o consumo.
Mas o que mais está por trás do reconhecimento da profissão de sommelier de cachaça? Quais as vantagens para o consumidor?
Contaremos tudo isso e muito mais para você a seguir. Veja o texto abaixo e aproveite a leitura!
O reconhecimento do sommelier de cachaça
Demorou, mas veio! A atividade de sommelier de cachaça foi incluída na lista de revisão das atividades profissionais do país, chamada de CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), em um trabalho realizado pelo Ministério da Economia e pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Com isso, a profissão será reconhecida oficialmente pelo Governo Federal a partir de 2022. Esta atualização do documento tem objetivo exclusivamente classificatório, nomeando as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro.
Ao lado da profissão de sommelier de cachaça, também foram incluídas a de sommelier de cerveja e de sommelier de saquê.
Além da nomenclatura de sommelier de cachaça, diversos sinônimos também poderão ser usados para classificar a atividade, como: cachacier, cachacière, cachacista, cachaceiro e cachaceira.
Os profissionais serão incluídos na Família Ocupacional 5134, que possui a seguinte definição: “trabalhadores no atendimento em serviços de alimentação, bebidas e hotelaria”. Nesse grupo, estão, por exemplo, os garçons e os sommeliers de vinhos, que eram os únicos reconhecidos até então.
A importância de um sommelier de cachaça
Mas você deve estar se perguntando: qual a importância do reconhecimento da profissão de sommelier de cachaça?
Em primeiro lugar, podemos falar do combate a um certo preconceito que a bebida sofria, pois muitos acreditam que é um destilado muito forte e de produção duvidosa.
Com o título de sommelier de cachaça em vigor, isso tende a diminuir cada vez mais, ajudando no crescimento do setor, que segue em expansão em todo o país.
Para os consumidores, essa mudança refletirá em uma melhora dos serviços oferecidos, pois a função de um sommelier é colaborar com bares e restaurantes para escolha de rótulos, orientação de degustações e sugestão de harmonizações, entre outras atividades.
Isso deverá trazer ainda mais investimentos e novidades para o universo da cachaça.
Conheça toda a linha da Cachaça Don Diego
E você, também apoia a ideia da profissão de sommelier de cachaça ser reconhecida?
Como legítimos fãs e produtores de cachaça, acreditamos que isso possa ser um divisor de águas para todos os envolvidos com a bebida.
Aqui na BullHof, a primeira destilaria boutique do Brasil, temos a linha Don Diego, com 4 diferentes cachaças que irão conquistar o seu olfato e paladar.
Ficou com vontade de experimentar? Clique aqui para entrar no nosso site, conferir todas elas e nossos outros destilados.