Qual a diferença do rum e da cachaça?
Se você pensa que rum e cachaça são a mesma bebida, saiba que sua percepção está mais do que enganada. Para saber as diferenças entre elas, envolvendo produção, história e até mesmo paladar, confira o que separamos ao longo deste artigo.
Em primeiro plano, é preciso colocar que a distinção entre uma bebida e outra fala em processos de produção. Embora ambos sejam destilados, assim como as vodcas, e passam praticamente pelas mesmas etapas industriais, a diferença central entre rum e cachaça está na forma com que cada um deles faz uso dos subprodutos originados da cana-de-açúcar.
Por mais que os processos de fermentação e destilação em colunas em alambiques sejam considerados nas duas produções, nunca é demais ressaltar que a cachaça, por exemplo, é fruto da fermentação e destilação da garapa, nome dado aos sucos de cana frescos são vendidos em feiras e cidades do interior.
Por sua vez, o rum, também por ser mais adocicado, é produzido a partir do melaço, que é considerado o caldo cozido da cana. Nobre, o item é tido como um dos subprodutos mais importantes da indústria do açúcar.
Paralelamente a isso, também se faz necessário salientar que, do ponto de vista químico, existem diferenças na quebra da glicose. Ou seja, antes de se transformar em álcool, o elemento químico passa por etapas que modificam fatores como sabor, cheiro e finalização do destilado em si.
O rum leva mais álcool?
Ao contrário do que muitos imaginam, o rum possui uma maior porcentagem de álcool em sua composição. Para se ter uma ideia, a legislação brasileira que estabelece diretrizes para a indústria de bebidas por meio de um decreto de 2009 confirma que são alguns os conceitos ligados à graduação alcoólica.
Falando em porcentagens reais, a cachaça é uma bebida que, por hábito, leva de 38 a 48% de álcool em sua composição. Considerando o acréscimo de até seis gramas de açúcar por litro, o volume é tido como uma “quantidade perfeita” em termos de paladar e degustação propriamente dita.
Em contrapartida, o rum, acredite se quiser, pode contar com uma graduação alcoólica ainda maior. De acordo com os órgãos que regulamentam o setor de bebidas em nosso país, o destilado conta com características que o fazem ter de 35 a 54% de álcool. Também por isso a bebida é tão consumida.
O que são overproof?
Por mais que estejamos caminhando para o final deste breve, mas importantíssimo, artigo, precisamos salientar as características do overproof, nome dado a um tipo de rum com graduação alcoólica ainda mais robusta do que aquela que estamos acostumados a ver por aqui.
Em termos de comparação, o nível alcoólico do overproof pode ultrapassar a marca dos 60% e fazer com que a bebida seja uma das mais requisitadas em diferentes países e continentes, como Europa e Estados Unidos.
Em níveis de experimentação, o overproof é pouco conhecido em nosso solo. Mesmo assim, há quem diga que a bebida é simplesmente imbatível no quesito sabor atrelado a aromas para lá de diferenciados.
Envelhecimento
Por último, mas não menos importante, é preciso falar sobre as etapas de envelhecimento de uma bebida e outra. No caso, é necessário trazer que ambos os produtos, tanto rum quanto cachaça, são envelhecidos em barris de carvalho.
De alto valor agregado, os barris de carvalho servem normalmente a bebidas ainda mais refinadas, como Bourbon e uísque americano. Ou seja, por mais que ambos passem por um processo de envelhecimento, ele se assemelha em muito entre um caso e outro. Aqui, talvez a única diferença trate do tempo de maturação.
É experimentar para ver!